30 junho 2007

Poucas palavras


"Vou dizer o que me incomoda.
Você é um garoto meio introvertido, ou digamos, calado.
Ser calado não é defeito, é qualidade.
Quando eu era criança, não conseguia falar e fiquei gago.
Mas você é só um pouco reservado.
E a vida lhe deu uma alma muito rica.
Assim, quando se sente solitário,
pode entrar no jardim dos pensamentos
e conversar com sua imaginação.
Sei porque li suas poesias no primeiro grau.
Você tem coração de poeta,
Mas isso nem sempre o agrada.
É legal ter um tesouro, mas ele não pode se tornar um peso,
Quando se torna, vejo-o preso nos pensamentos.
Isso me dá medo e quero libertar você.
E me pergunto qual é o medo ou o ódio que o obriga a fechar-se."

Arnaud Desplechin, in Reis e Rainha, pela voz de Ismaël para Elias, um garoto de 10 anos.



Nenhum comentário: