12 abril 2008

Exercícios de construção poética - teoria e prática

Tema:
"Como eu sou um girassol
Você é meu sol"

Variações do tema sem sair do tom:

Correta
Como eu sou um guarda-chuva,
Você é minha chuva.

Corretíssima
Como eu sou um beija-flor,
Você é minha flor.

Equivocada pela semântica
Como eu sou um sanguessuga
Você é minha suga

Equivocada pela rima
Como eu sou um sanguessuga
Você é meu sangue

Equivocada pela rima e pela semântica
Como eu sou um pé-de-atleta
Você é minha micose

Desastrosa, mas por vezes verdadeira
Como eu sou um porco-espinho
Você é meu espinho

Proibida pela opus-dei
Como eu sou um pica-pau,
Você é meu pau

2 comentários:

Anônimo disse...

Navegando por este mar de bytes aprocura de construções poéticas (dei-me por querer aprender a poetizar) encontrei sua explicação simples porém muito exclarecedora!

Saudações

Isis

Anônimo disse...

Antecopérnica sintética:

Só o sol gira.

Antecopérnica analítica:

Como só o sol-gira,
Bebo de um só gole as estrelas.

Pirada pelo ilogismo:

Como o que sou comido,
Logo, exinanido-me.